terça-feira, 18 de maio de 2010

Uma linda historia para ser ouvida no churrasco de família.

por Marcos Cristian, pr

Três senhoras conversando após o almoço de churrasco, quando uma delas direcionou para as demais e comentou sobre a experiência que tivera numa padaria:

- ela disse que fora à padaria e chegando lá se deparou com três moscas que estava sobrevoando sobre algumas bandejas de pães, ela inquieta por ver esta cena, observando aquela cena quando de repente viu que uma das moscas caiu onde estava os pães e por algum tempo ficou com as pernas para cima, o pior que diante desta cena, as pessoas não reclamaram sobre essa cena. Outrossim, percebo que muitas cenas poderiam ter um outro final se nós saíssemos de meros telespectadores para interagir, reclamar, etc.
Será essa a figura nossa dentro da sociedade que estamos inseridos, de apenas ver as coisas e não alterá-las, não avisar, não modificar e não aceitar...

Acredito que, voltando para a padaria percebo que a mosca ainda continua lá e as pessoas ainda continuam vendo-a sem ao menos avisar à direção ou mesmo ao balconista sobre esse acidente.

Alguém disse, se não pode ajudar, também não critique, acredito que seja verdade, pois em muitas situações a critica se revela como a não-realização minha para mudar, alterar uma situação, por isso é e será melhor criticar.

Por outro lado, a mosca lá representa, o estado mórbido do homem se instala na posição ociosa, não daquilo que é exterior, mas do interior, ao ponto que tirar a mosca, implicará numa decisão que ele mesmo não quer e não queria tomar, pois isso o tiraria do seu lugar de conforto.

A padaria, o que poderia dizer sobre a padaria, acredito que menos relevância nesse episodio tem a padaria, pois tão somente consiste num cenário onde essa cena lamentável ocorrera.

Acredito que sobrará para nós a remoção da mosca, pois ela consiste no cenário, os balconistas estão acostumados com elas, e nós?

Acredito que se depender de mim, ela não ficará muito tempo lá e você?

terminarei terminando essa história sem mencionar o que acontecerá com as senhoras, mas isso pouco importa, uma vez que elas pouco implicariam no texto.

Um comentário:

geka skaf disse...

veja essa história de uma forma mais revolucionária, troque as moscas por inconformados, loucos, anarco/sindicalistas, revoltados, etc... troque os pães pelos produtos do sistema, tv, consumo, etc..., troque essa senhora pela população, e perceba, que por mais que um só gesto pode modificar tudo, ficar observando e sofrendo passivo não vai tirar a mosca do poder..ops... do pão que é nosso de cada dia ....