sexta-feira, 13 de julho de 2007

Americanos buscam Deus pelo celular

De olho no mercado da fé, as empresas de telefonia celular dos Estados Unidos estão lançando uma série de produtos voltados para a religiosidade. As novidades incluem textos sagrados, toques baseados em canções litúrgicas e bússolas, que mostram a direção das cidades sagradas. E há também os celulares perfeitos para fiéis ortodoxos, nos quais qualquer função que não seja a de telefonar foram proscritas.

A aposta é que este seja um mercado com garantia de retorno. Segundo uma pesquisa publicada pela revista Newsweek e pela empresa Beliefnet, 40% dos americanos estão buscando uma relação mais próxima com Deus. Mais de 70% rezam semanalmente.

A Good News Holdings e o Barna Group lançaram recentemente nos EUA seu FaithMobile (Celular da Fé), um serviço para os clientes das companhias Cingular, Alltel e T-Mobile que oferece escrituras, timbres musicais e vídeos cristãos.

Seu slogan publicitário é: "Você já falou com Deus hoje?". "Em nossas vidas tão ocupadas, estamos sempre procurando um equilíbrio entre a família, o trabalho, a igreja e nossas relações pessoais. É maravilhoso que agora possamos ouvir a palavra de Deus apertando apenas um botão", disse Jim Sands, diretor da Promise Keepers, uma organização de homens cristãos com mais de cinco milhões de membros nos EUA.

Outra companhia cristã, a Jireh Business Development, tem um serviço chamado JirehMobile, que vende tons com canções descritas como "hip-hop sagrado". E, enquanto o Vaticano já oferece o "Pensamento do Dia" do papa através do celular, a editora britânica Universalis, que publica literatura católica, oferece um serviço eclesiástico para celulares 24 horas por dia.

No entanto, alguns líderes espirituais preferem manter a religião e a tecnologia cada uma em seu santo lugar. A Igreja Católica das Filipinas, por exemplo, proibiu a confissão e a absolvição por meio de mensagens de texto, segundo um artigo publicado na Wirednews.com.

A tecnologia está sendo utilizada por várias religiões. A Mirs Communications, filial da Motorola, tem planos de adaptar o bem-sucedido celular "kosher", disponível em Israel, às comunidades judaicas ortodoxas dos EUA. Os celulares "kosher" só permitem fazer e receber chamadas e estão desprovidos de funções que, aos olhos dos rabinos, podem "distrair" o fiel.

Esse tipo de telefone está atualmente nos bolsos de 20 mil clientes em Israel. Ele não tem câmera digital, mensagens de texto, acesso à Internet, nem permite download de música e vídeo. Foram chamados de "kosher" porque têm o selo de aprovação do Comitê Rabino para as Comunicações, da mesma forma que os alimentos que obedecem aos critérios da lei judaica.

Os muçulmanos também têm seu próprio telefone celular, feito sob medida, fabricado pela Ilkone Mobile Telecommunication, empresa com sede em Dubai, e vendido nos EUA pela distribuidora Tradelink Inc. O telefone tem uma bússola, que mostra a direção de Meca - o lugar para onde os muçulmanos devem olhar quando rezam. Também traz o texto completo do Corão, traduzido para o inglês.

Para os estudiosos, a invenção do celular religioso tem muito a ver com o fato de que o aparelho adquiriu um caráter de identidade, se transformando numa "vitrine" de certos traços da personalidade. O toque escolhido, por exemplo, pode dizer alguma coisa sobre seu dono. Entre os celulares para cristãos, canções como "In Christ Alone", de Brian Littrell, e "Father, Spirit, Jesus", de Casting Crowns, disponíveis na página da Internet Starpulse.com, se tornaram populares.

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito