terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Uma igreja sem teologia

É interessante constatat que, tanto na vertente católica como da protestante, a partir da década de 1960 vem-se insistindo em que a igreja do nosso continente não tem teologia.Conforme observado por alguns teólogos entre eles José M. Bonino.

Quando afirmamos que a igreja na América Latina é uma igreja sem teologia, não estamos querendo negar a presença de uma teologia implícita nem lamentar a ausência de uma teologia especulativa. A afirmação apenas tem sentido dentro dos limites de uma análise mais profunda da função da reflexão teológica em relação com a vida e a missão a igreja.

Podemos observar que a literatura cristã, em sua maioria, é traduzida do inglês; nós latino-americanos produzimos pouco, a repetição das fórmulas doutrinárias sem inserção em nossa realidade, a maneira como nossas igrejas adquirem o colorido teológico das agências missionárias que as fundaram, o corpo docente dos seminários e os programas que são ensinados, nossa hinologia e corinhologia.

No entanto, temos um desafio, que depois de constatar a nossa dependência teológica e cultural, é preciso arriscar a criação de uma teologia que responda à situação própria. Que nasça desta terra e para essa gente que está ao nosso lado, que somos testemunhas de seus conflitos e problemas.

Marcos

Nenhum comentário: