terça-feira, 13 de maio de 2008

A nossa Salvação

A salvação depende somente da vontade soberana de Deus, não do homem. Deus soberanamente escolhe quem salvar, aparte de qualquer condição encontrada no homem. Isto é chamado “eleição incondicional”. A eleição é uma expressão da vontade soberana de Deus e é a causa imediata da fé. A eleição é certamente eficaz para a salvação de todos os eleitos. Aqueles que Deus escolhe certamente chegarão à fé em Cristo. A eleição abrange toda a eternidade e é um decreto imutável.
Efésios 1:4-11 (observe especialmente os versos 5 e 11); 2:4; 10Atos 13:48João 1:13; 3:37; 8:47; 10:26; 15:16, 19; 17:2, 6, 9, 24Romanos 8:28-30; 9:1-24Romanos 9:15, 16; 11:4-8Joel 2:32 (compare com Romanos 10:13)1 Tessalonicenses 1:42 Tessalonicenses 2:13-142 Timóteo 1:9Tito 1:1Apocalipse 13:8; 17:8; 20:151 Coríntios 1:25-31Tiago 2:5Mateus 11:27-30
Deus é soberano em tudo o que faz e todas as coisas de acordo com sua vontade e prazer. Ele não tem de prestar contas ao ser humano, porque ele é o Criador e pode escolher a quem quer salvar.
João 6: 65Tiago 1:181 Pedro 1:23Atos 11:18; 16:14Deuteronômio 30:6Jeremias 32:39-40Ezequiel 36:26-27Romanos 9:20-21
Conclusão
A grande dificuldade que eu vejo com o entendimento da doutrina da predestinação está no intelecto humano. Não compreendemos a relação entre a justiça e a graça divina. De acordo com a Bíblia, a salvação não se fundamenta, de maneira alguma, no rígido princípio da justiça; pelo contrário, fundamenta- se no fato de ser ela o livramento da justiça. Se Deus tivesse resolvido exercer justiça para com os filhos caídos de Adão, nenhum deles pode- ria salvar-se. A justiça não é, em sentido algum, um fator determinante na salvação de nenhum homem. Se, portanto, Deus escolhe salvar alguns e não outros, conforme o provam os acontecimentos de cada dia, Ele ainda pode ser justo, como o seria, se não houvesse escolhido a ninguém da raça pecadora para a salvação.
O homem não é responsável por sua salvação, e sim pelos seus pecados. O pecado é uma violação do relacionamento entre o Criador e suas criaturas racionais, e este relacionamento constitui o princípio fundamental da responsabilidade do homem. Ele é um agente livre quanto à sua conduta como um ser racional e no final será julgado a respeito do bem ou do mal que praticou e não pela sua salvação.
Sua salvação talvez não será mencionada, quando ele se apresentar diante do tribunal de Deus; porém, os seus maus feitos ou o bem que praticou em nome do Senhor virão à luz. “Ao SENHOR pertence a salvação” e o homem, portanto, não pode ser responsável por aquilo que não lhe pertence. Mas todo homem deve responder diante do tribunal de Deus pela sua conduta individual.
Uma vez que admitamos a cooperação do homem na conversão e na sua justificação, não haverá paz de consciência. A questão sempre será: O quanto eu tenho que fazer? No entanto, o testemunho claro da Escritura, e é nisto que eu creio, que a salvação dos pecadores depende exclusivamente de Deus.

2 comentários:

lgoncalves disse...

Olá Pr!!! Confeço que fiquei um pouco confuso com a "doutrina da predestinação" de seu texto... pois, se Deus é quem escolhe a quem Ele irá salvar, para quê pregar o Evangelho? Subentendo que, com a morte de Jesus na cruz, todos podem se salvar, desde que o recebam (conf. Ap 3:20). Esta não seria a mesma doutrina utilizada pela seita Congregação Cristã?
Abraço meu irmão, e continuo orando por ti!!!
Leandro - Sabaúna

Marcos Cristian disse...

A programação do Evangelho será pregado para todos, porem, aqueles que de antemão que Deus já sabe que serão salvos responderão de forma afirmativa ao convite que lhe será feito pela pregação do evangelho, porque nós não sabemos e nem podemos saber quem é e quem não é os que serão salvos ou não, isto pertence somente a Deus que é presciente,agora, não podemos negar que isto não está relacionado com a vontade humana, pois, em Efesios 2:1 mostra que a salvação é uma ação de Deus atraves do Espirito Santo na vida das pessoas que entendendo a mensagem aceitam este presente.