terça-feira, 18 de setembro de 2007

O DEUS SOBERANO

As Escrituras nos ensinam que Deus é absolutamente soberano . Como o Deus Todo-poderoso, Ele governa o mundo. Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Altíssimo Deus. A Ele pertence todo poder e toda autoridade para fazer o que Lhe agrade em cima nos céus e em baixo na terra. O mundo e tudo que nele há é o Seu mundo. Toda criatura é controlada por Sua soberana vontade e poder . Isto foi reconhecido pelo Rei Davi quando ele louvou ao Senhor com as palavras, “ Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos ” (1 Crônicas 29:11).

Deveras o Senhor é o “cabeça sobre todos”. Não há criatura, seja ela besta fera, homem ou anjo, que possa frustrar o soberano domínio de Deus. Nabucodonosor estava absolutamente certo quando confessou, “ Eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão , e lhe diga: Que fazes? ” (Daniel 4:34-35). Não há ninguém que possa estorvar a mão de Deus de fazer o que Ele quer; nem entre o exército do céu e nem entre os moradores da terra. Embora muitos levantem o punho em desafio a Deus, embora muitos desprezem Seus estatutos e mandamentos, e embora eles se rebelem contra Ele com toda a impiedade de seus corações; todavia, nisto tudo Deus reina supremo. “ Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações ” (Salmos 22:28).

Como poderia ser de outra forma? Porque se Deus é DEUS , então, Ele deve ser soberano sobre tudo. Se Ele é Todo-poderoso, então, não pode haver ninguém com poder em si mesmo para frustrar o poder e o domínio de Deus. Ele é Deus e Ele somente é Deus. Assim Moisés instruiu o povo de Israel, “ só o Senhor é Deus , em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há ” (Deuteronômio 4:39). Porque todos somos “reputados como nada”. “ Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã ” (Isaías 40:17). Somos tão insignificantes em comparação com o Deus Infinito que não somos nada. Somos menos do que nada.

Certamente, então, não podemos dizer a Deus, “Que fazes?” Certamente não podemos nem questionar algo que Ele diz ou faz. Ele é o Soberano Deus e nós somos Suas criaturas finitas. Ele é o Oleiro e nós somos o barro. Assim lemos: “ Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? ” (Isaías 45:9). Deus tem o direito de fazer conosco seja o que for que Lhe agrade e não podemos nunca reclamar ou questionar. Devemos nos curvar diante dEle em humilde submissão sempre. “ Porque assim diz o Alto e o Sublime , que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos , e para vivificar o coração dos contritos ” (Isaías 57:15).


Nenhum comentário: